quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Prêmio de Artes Visuais anuncia vencedores nesta sexta-feira

Cinco artistas sorocabanos serão contemplados, nesta sexta-feira (01), com o Prêmio "Prof. Flávio Gagliardi" de Artes Visuais 2017. O evento acontece a partir das 16h, na Bilbioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", no Alto da Boa Vista, e é aberto ao público que, além da premiação ainda poderá conhecer todas as obras pré-selecionadas no certame.
O prêmio tem o objetivo de promover e fomentar as artes visuais na cidade, além de incentivar a criação e apreciação das obras.
"Somos uma cidade formada por muitos bons artistas há muitas gerações. É de extrema importância essa premiação como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todos eles", avaliou o secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes, lembrando que a premiação é uma Lei Municipal e que deve ser cumprida.
Neste ano dezesseis artistas foram pré-selecionados, nas categorias de fotografia, pintura, gravura, desenho, videoarte, performance, instalação, objeto e escultura. Desses, cinco obras serão premiadas com R$ 5 mil cada (menos os devidos impostos).
A seleção das obras passou por algumas etapas. A primeira foi a pré-seleção, feita através de imagens. Depois, os trabalhos pré-selecionados foram enviados devidamente emoldurados ou acompanhados de seu suporte à sede da Secultur e, para a premiação, uma Comissão Julgadora, composta por três avaliadores especialistas em Artes Visuais e devidamente inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 03 Secultur avaliaram critérios como currículo (1 ponto); portfólio (2 pontos); proposta da obra, incluindo suas características estéticas e a solução técnica (3 pontos); relação da obra às questões da contemporaneidade (2,5 pontos) e proposta de contrapartidas apresentadas pelo artista (1,5 ponto).
Todos os trabalhos pré-selecionados receberão um certificado de participação e também farão parte de uma exposição, que acontecerá a partir da premiação, também na Biblioteca Municipal, que está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista.


Data: 30/11/2017
Amanda Vieira (programa de estágio) – Supervisão Carlos Lara
agencia.sorocaba.sp.gov.br

Nenhum comentário: