quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Werinton Kermes deixa a Secretaria


Associação onde Werinton Kermes estara desenvolvendo Cultura na Cidade de Votorantim


Werinton Kermes deixa a Secretaria

Texto da jornalista Daniela Jacinto


Notícia publicada na edição de 25/11/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul

Foram ao todo quase 10 anos na Secretaria de Cultura


Após dois meses de especulações, foi confirmada oficialmente no início da noite de ontem a saída de Werinton Kermes da secretaria de Cultura de Votorantim. A decisão foi tomada de comum acordo entre Werinton e o prefeito Carlos Pivetta (PT). O motivo da exoneração seriam as atividades paralelas na área cultural exercidas pelo secretário, como os programas de televisão, que poderiam conflitar com o cargo. Conforme o prefeito, ainda não há um nome para ocupar o cargo deixado por Werinton, o que deve ser definido nos próximos dias. O novo secretário irá assumir o cargo nos primeiros dias de dezembro, garantiu Pivetta. Apesar de não ter revelado os possíveis nomes, o prefeito deixou escapar que tem de ser alguém com um bom trânsito com a cidade de Votorantim, não precisando necessariamente morar no município, e que conheça bem a área cultural.
Em entrevista ao Mais Cruzeiro, Werinton Kermes afirma que ainda existia uma possibilidade de ficar no cargo. Eu estava na dúvida, mas os projetos que irei desenvolver a partir de agora seriam conflitantes com o cargo que estava exercendo no poder público, esclareceu e acrescentou: O principal é a televisão de Votorantim, o canal 10, que engloba uma parte comercial e outra comunitária. É um projeto grande que envolve jornalismo, enfim, e não daria para fazer esse trabalho em paralelo com a posição de secretário, explicou.
Werinton Kermes frisa que está deixando a Secretaria de Cultura de Votorantim, mas não a Cultura de Votorantim. A partir de agora sou um cidadão que estará desenvolvendo suas atividades, como sempre fiz antes de ocupar cargo público. Tenho vários projetos de cultura. Já criamos duas entidades como a Associação Cultura Votorantim, quer irá gerenciar o Pontos de Cultura, e a Associação Audiovisual Francisco Beranger, que vai assumir o CineFest. Continuo à disposição da Prefeitura de Votorantim, inclusive devo estar dando consultoria para alguns projetos. Vou aguardar ansioso para ver se tenho afinidade ou não com o novo nome.
Werinton conta pretende desenvolver ações esporádicas em toda a região. Já recebi convites para colaborar com cidades como Porto Feliz, Araçariguama, Piedade e Sorocaba. O secretário Anderson Santos chegou a dizer que as portas da Secretaria de Cultura de Sorocaba estão à disposição para o desenvolvimento de projetos culturais, não no sentido de assumir cargos, mas de realizar atividades.
Foram ao todo quase 10 anos na Secretaria de Cultura, primeiro no cargo de diretor e, a partir de 2004, como secretário. Tive muita sorte com a equipe que tive. Elas deram o verdadeiro suporte para que a coisa acontecesse. Me sinto orgulhoso por isso. Inclusive por ter tido ao meu lado funcionários públicos que dão sustentação ao trabalho como o eletricista, o motorista, o gari, que se sentiam parte de tudo aquilo, que viam a cultura como um orgulho para a cidade.
Werinton afirma que apesar de carregar algumas mágoas, sai feliz. Ter essa convivência com a política partidária sempre se machuca, sempre tem feridas, mas saio feliz porque a gente escreveu uma história, acabou mudando um conceito não só da população mas o que os governos pensam hoje. Atualmente o prefeito precisa pensar muito bem no caminho da Cultura, pois isso não é mais uma coisa a ser tratada de qualquer maneira.
Entre as realizações de Werinton, ele destaca as parcerias: Foram importantes as parcerias que levei para Votorantim como o Sindicato dos Metalúrgicos, o Sesc, a Oficina Cultural ‘Grande Otelo, a Secretaria de Estado da Cultura, as diversas empresas... Tudo isso se deve ao relacionamento pessoal que a gente tem. Então o que levo é o reconhecimento das pessoas pelo meu trabalho e dedicação.


Palavra do prefeito

Conforme o prefeito Carlos Pivetta (PT), a exoneração de Werinton foi uma decisão de comum acordo. Ele é um grande amigo da gente, excelente produtor cultural e secretário. O que aconteceu é que chegamos a um consenso que as atividades que Werinton passará a desenvolver ficam incompatíveis com a presença dele no cargo.

Pivetta afirma que teve uma conversa com Werinton sobre a saída do cargo há 60 dias. Já estava definida a saída do Werinton e eu não convidei ninguém em respeito a ele. Na época definimos que o comunicado à população seria feito após o Cinefest, que foi um projeto idealizado por ele.

O prefeito afirmou ainda não temer que o seu governo seja prejudicado com a saída de Werinton. Não temo porque tenho uma política de governo. É claro que a figura pessoal do Werinton tem um trânsito muito grande em todos os setores da sociedade e em todos os partidos políticos, mas Votorantim tem políticas públicas independente de quem assuma, frisou.

Para Pivetta, Werinton pode crescer e ajudar muito mais a cidade estando fora da secretaria. Inclusive fizemos um pedido para que Werinton continue colaborando como produtor cultural. Ele está num nível de vida que transcende Votorantim hoje. O Werinton pode ser visto como o Glauber Piva, que começou na Secretaria de Cultura de Votorantim e hoje está na Ancine. Esse é um exemplo que a saída do Glauber foi boa para ele e para a cidade, afirma.

O prefeito ainda falou sobre o que espera do novo secretário. Tem de ser alguém que crie coisas inovadoras, que coloque a questão da juventude como prioridade, no sentido de transformação social. Que seja alguém que trabalhe o resgate da história do município, o museu, a escola de música, os espaços culturais e a manutenção dos projetos que estão sendo desenvolvidos. Tenho em mente alguns nomes e a partir de amanhã começo a conversar.

Esta matéria foi acessada 189 vez(es).

Nenhum comentário: