quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CineFest, "último evento da gestão Werinton Kermes", anuncia vencedores

Notícia publicada na edição de 24/11/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Apesar de não haver um posicionamento oficial da Prefeitura de Votorantim, no último domingo, durante o fechamento da 6ª edição do CineFest, o curador Marcelo Domingues agradeceu o atual Secretário de Cultura, Werinton Kermes, pelo belo trabalho desenvolvido em seu último evento frente à Secretaria da Cultura.

Segundo Marcelo, mesmo com as indefinições em relação à política cultural de Votorantim, o CineFest continua no ano que vem. Nossa prioridade é sim Votorantim, mas já recebemos propostas de outras cidades para abrigar o festival, comentou.

Para Marcelo, apesar dos desfalques financeiros que assombraram o evento (houve alguns problemas burocráticos, com documentação, que inviabilizaram a arrecadação de fundos junto ao Ministério da Cultura), os resultados do festival foram positivos. Acho que a gente aprende na crise, e descobri, nesse período, outras alternativas para captação de investimentos que podem ser bem positivas para as próximas edições. Nos quase dez dias de festival (que começou no dia 13 e foi até o dia 22), ele calcula que mil pessoas passaram pelo Auditório Francisco Beranger. Os auges foram na quinta-feira, quando houve a exibição dos curtas produzidos na região, e no domingo, com a exibição do documentário sobre Francisco Beranger, explicou Marcelo, diretor de Beranger - Uma Vida na Tela.

Entre os destaques dessa sexta edição, que reuniu 66 curtas na mostra competitiva, estão as exibições do filme Loki e a presença do diretor Kiko Goifman para a exibição de FilmeFobia. O Kiko é, sem dúvida, um dos grandes cineastas da nova geração e é muito legal ele estar aqui pra convesar com o público sobre sua produção, reiterou Marcelo. O Canal Brasil fez a cobertura do festival, mas ainda não há data definida para a divulgação do material.


Vencedores


O vídeo Eletrotorpe, de Yuri Amaral e Nalu Béco, dupla de realizadores da cidade de São Paulo, venceu na categoria de Melhor Ficção. O Melhor Documentário ficou nas mãos da diretora Yonara Aniszewski com Da Banca Pra Fora, da cidade de Palmas, em Tocantins. O Melhor Vídeo Regional ficou com a animação A Peia, de Rodrigo Ayres de Araújo, da cidade de Piedade. O curta de Melhor Animação foi para o curitibano Silêncio e Sombra, dirigido por Murilo Hauser. E o filme sorocabano Zé Caipira e o Caipora, de Antônio Donato e Augusto Torrine ganhou na categoria Voto Popular.

A comissão julgadora foi composta pelo crítico e cinéfilo Nelson Toledo Filho e pelo publicitário e diretor de Fotografia, Ricardo Camargo.

O 6º CineFest Votorantim é uma realização da Prefeitura Municipal de Votorantim. O evento conta com o apoio do Sesc Sorocaba, Ceunsp Universidade, AAVV (Associação Cultural de Audiovisual de Votorantim Francisco Beranger), Votorantim TV Canal 10, Canal Brasil e Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Posição oficial

A respeito da situação do secretário de Cultura de Votorantim, Werinton Kermes, que conforme rumores deixaria o cargo após a realização do CineFest (que terminou domingo), a reportagem entrou em contato ontem, para saber mais informações. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Votorantim, o prefeito Carlos Pivetta, juntamente com Werinton Kermes, devem encaminhar ainda nesta terça-feira, a todos os veículos de comunicação, uma nota feita em conjunto para esclarecer sobre essa questão. Não existe nenhuma antecipação de informação sobre a saída do secretário de Cultura. A nota irá esclarecer todos os pontos questionados nas últimas semanas sobre o futuro do Werinton atuando como gestor cultural de Votorantim, afirmou a assessoria.

Conforme noticiado pelo Mais Cruzeiro no dia 10 de novembro, o prefeito Carlos Pivetta (PT) e o secretário estavam apenas aguardando o CineFest terminar para convocar uma coletiva de imprensa e comunicar a decisão tomada. A tal coletiva estava prevista para ontem, dia 23, o que não aconteceu. Por enquanto, a situação indefinida continua se prolongando, já que ambos não se pronunciam oficialmente sobre o assunto. Questionado, Werinton Kermes afirmou que irá se reunir novamente hoje com o prefeito Carlos Pivetta. Vamos combinar direito, conversar, acertar as coisas, enfim, finalizar mesmo, explicou, dando a entender que não deve haver acordo para sua permanência na secretaria.

Nenhum comentário: