terça-feira, 20 de junho de 2017

Peças do Museu Histórico de Sorocaba serão expostas em São Paulo


Os itens foram levados para a capital na semana passada e ficarão expostos na Estação São Bento do Metrô a partir de quinta-feira (22)

Mais de 70 peças arqueológicas que fazem parte do acervo de endosso institucional do Museu Histórico de Sorocaba estão em São Paulo, onde ficarão expostas na Estação São Bento, do Metrô. De quinta-feira (22), até o final do mês de julho elas compõem a exposição Arqueologia: o metrô descobrindo o passado. O material arqueológico exposto é parte da coleção preservada do Sítio Arqueológico Santo Amaro I, encontrado durante as escavações feitas na Avenida Adolfo Pinheiro para a construção da Linha 5-Lilás do Metrô no centro histórico de Santo Amaro. São ao todo 397 fragmentos, compondo 76 conjuntos. O maior conjunto é uma vasilha cerâmica reconstituída composta de 127 fragmentos. Desde o ano passado, o município de Sorocaba tem a salvaguarda dos itens.

De acordo com a museóloga da Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur), Daniella Gomes Moreira, é uma prática comum o museu oferecer um endosso institucional para empresas de arqueologia, que não podem ficar com os itens. Assim, os materiais encontrados nas escavações para pesquisas de ocupação passam a fazer parte do acervo. Entre os itens, reforça Daniella, há arqueologia pré-histórica e histórica.

Quando do recebimento dos itens o museu passa a ser responsável pelas peças, que podem ser solicitadas por outras instituições mediante autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As peças que foram levadas apenas para a exposição retornarão a compor a reserva do museu.

As peças que comporão a exposição foram recebidas pelo museu no final do ano passado, quando passaram a integrar o conjunto de mais de 1.800 itens do acerco do Museu Histórico. O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana conta com reserva de aproximadamente 300 itens e, no momento, a Secultur realiza um levantamento para recontagem de todas as peças.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo, que solicitou as peças, explicou que a ideia com a exposição é ampliar as ações de educação patrimonial do metrô. Para Daniella, trazer esses itens ao conhecimento público também é uma forma de prestação de contas com a sociedade.
As peças retornam para a sede da Secultur (Souza Pereira, 448, Centro), após o término da exposição.

Fotos em: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/pecas-do-museu-historico-de-sorocaba-serao-expostas-em-sao-paulo/

Data: 20/06/2017
Secom

Nenhum comentário: