quarta-feira, 9 de maio de 2012

Documentário sobre Clementina de Jesus será exibido no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba

O documentário “Clementina de Jesus – Rainha Quelé” será exibido no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba na próxima sexta-feira, 11/05, a partir das 19h30 em evento alusivo aos 124 anos da assinatura da Lei Áurea, cuja finalidade era extinguir a escravidão no Brasil
Dirigido pelo cineasta Werinton Kermes, o documentário narra a trajetória da cantora Clementina de Jesus, carinhosamente chamada de Quelé pelos amigos, nascida em 1901, na cidade de Valença, Rio de Janeiro, na comunidade periférica de Carambita.
Dona de casa e empregada doméstica, foi descoberta já em idade avançada pelo pesquisador de música popular brasileira Hermínio Bello de Carvalho em 1963. A partir daí, começou a dividir os palcos mais importantes do Brasil com artistas consagrados como Paulinho da Viola, Pixinguinha e João Bosco, que não esconde a influência de dona Clementina na entonação de sua voz. Este ano completa 25 anos da morte da Rainha Quelé.
Ressaltando a importância do canto de Clementina de Jesus para a MPB e para todos os povos da diáspora negra, o filme traz também em destaque os depoimentos de artistas como Martinho da Vila, Leci Brandão, Cristina Buarque de Holanda, Carlinhos Vergueiro, João Bosco e Paulinho da Viola. O documentário é o retrato da negritude brasileira”, afirma Werinton Kermes.
“Clementina de Jesus – Rainha Quelé” tem 56 minutos e já foi exibido para um público estimado de 50 mil pessoas, principalmente através de festivais no Brasil e no exterior, tendo conquistado os seguintes prêmios: - Júri popular do Prêmio “Nêgo Chico” no 34º Festival Guarnicê de Cinema em São Luís/MA; Prêmio "Menção Honrosa" na 9ª edição do Fest Cine Amazônia em Porto Velho/RO e melhor longa, segundo o Júri popular no Festival Internacional de Cinema de Arquivo - REcine 2011 no Rio de Janeiro/RJ.
No evento que será realizado pelo Sindicato, além da exibição do vídeo, também haverá uma mostra cultural que trará manifestações folclóricas da cultura e religiosidade africana, e no final, um jantar será servido ao público. A entrada é gratuita e o Sindicato dos Metalúrgicos está localizado na rua Júlio Hanser, 140 – Lageado – Sorocaba/SP

Nenhum comentário: