sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Maria Fumaça vai percorrer os trilhos de Votorantim no aniversário da emancipação


Resgate da história da ferrovia reúne prefeitos e autoridades para a vinda da Locomotiva 58






Uma reunião realizada nesta quinta-feira (09), entre os prefeitos de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza e de Sorocaba, José Crespo, deu início aos preparativos para trazer a Locomotiva 58, a Maria Fumaça, até a cidade no dia 8 de dezembro, aniversário de 54 anos de Emancipação do Município.

Na oportunidade a Locomotiva vai percorrer o trajeto de aproximadamente seis quilômetros, pela Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV) entre a estação Paula Souza, em Sorocaba, até o cruzamento da via férrea com a avenida Luiz do Patrocino Fernandes, na região central da cidade.

Fernando de Oliveira destaca a importância de resgatar a história da ferrovia. “Fazer esse evento será um grande desafio, para tanto já solicitamos uma vistoria na ferrovia e com essa parceria entre as duas cidades, isso será possível”, ressalta.

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Edson Cortez, desde o início do ano a cidade vem se preparando para que essa ação se torne uma realidade. “O trem faz parte da constituição da história da nossa cidade e trazer a locomotiva será um grande presente para a população”, diz.

O prefeito José Crespo reforça que será feita uma força tarefa entre as duas cidades e com isso Votorantim ganhará um grande presente de aniversário, que será a passagem da locomotiva, a exemplo do que ocorreu no último 15 de agosto, quando do aniversário de Sorocaba.

Durante o encontro ficou definido que a partir de segunda-feira (13), terão início as ações de limpeza e manutenção da via férrea que contará com frentes de trabalho dos dois municípios. As ações serão realizadas entre as duas cidades, como troca de dormentes em alguns pontos, entre outros reparos.

Acompanharam o prefeito Fernando na reunião, a primeira-dama e presidente da Comissão Municipal de Assistência Social, Luciane Nunes de Oliveira Souza, além dos secretários de Cultura, Turismo e Lazer, Edson Cortez; de Governo, Eric Romero; de Obras e Urbanismo, Eder Cunha Neto e de Meio Ambiente, Antônio Wilsom Miramontes. Pelo município vizinho acompanharam o prefeito de Sorocaba os secretários  de Cultura e Turismo, Werinton Kermes; de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante e de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira.

O encontro teve ainda a presença do presidente do Movimento de Preservação da Estrada de Ferro Sorocabana, Paulo Sergio Vieira Filho, e o conselheiro Abílio Daniel Teles de Medeiros.

Fotos: Marcos Ferreira
Secom Votorantim

Nenhum comentário: