sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Secultur vai realizar Festival Nacional de Curtas para integrar a Região Metropolitana de Sorocaba



Diferentemente do que foi anunciado ontem, o Cinefest Votorantim não será ampliado para integrar a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), mas Sorocaba realizará o seu próprio festival de curtas, integrando a Região Metropolitana de Sorocaba, e que está programado para ocorrer em novembro. A primeira conversa para a realização do evento aconteceu ontem, em um encontro entre os secretários de cultura de Sorocaba, Werinton Kermes, e o de Votorantim, Edson Cortez, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur). Nas próximas semanas outros encontros ocorrerão também com dirigentes culturais dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba.
A decisão de não ser um continuísmo do Cinefest, mas realizar um novo evento surgiu de uma conversa entre os idealizadores e a coordenação do Cinefest, que acordaram em realizar um evento independente do nome e estrutura que já tem o tradicional festival votorantinense.

A ideia com o Festival Nacional de Curtas da RMS, falou Kermes, é integrar a região, fomentar a cultura e formar público, evidenciando o quanto é possível trabalhar políticas públicas de cultura de uma forma integrada. Kermes ainda salientou que essa ação já reflete a aproximação dos dirigentes dos municípios que estão se encontrando desde o início dessa gestão e pensando em ações que abranjam toda a região.

No encontro de ontem ficou acertado que, nos próximos dias, definirão a estrutura e o cronograma do evento. A intenção é que os municípios que compõem a RMS participem de diferentes formas do festival, seja recebendo mostras, oficinas ou concorrendo com seus trabalhos. As ações deverão ser distribuídas em diferentes espaços e terão outras atividades como shows, além da premiação dos curtas de mostras competitivas.

Secretaria de Comunicação e Eventos

Nenhum comentário: