sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Secretário da Cultura se encontra com vereador Luis Santos em defesa da livre expressão artística



Mediante ao requerimento protocolado ontem (10) pelo vereador Pastor Luis Santos, no qual solicita a remoção imediata da obra de grafite da artista Panmela Castro da parede lateral do Palacete Scarpa, sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o secretário da pasta, Werinton Kermes, esteve com o vereador, no início da tarde de quinta-feira. Na conversa, ocorrida no gabinete de Santos, o vereador apresentou suas considerações - que já havia falado, anteriormente, na Sessão da Câmara - de que a obra sugere a figura de uma genitália feminina e que causa repúdio e vergonha à população sorocabana. Perante a fala do vereador, Kermes reforçou sua postura em defesa da livre expressão artística e da necessidade de a arte provocar questionamentos, principalmente no que tange os espaços e a leitura da mulher na atual sociedade.

O secretário explicou que a obra faz parte da Trienal de Artes do Sesc – Frestas, um dos mais importantes eventos de arte contemporânea do Brasil, cuja curadoria é realizada por profissionais renomados e com a chancela do Sesc, uma das mais respeitadas instituições nacionais. Mais do que isso, a obra de um artista sempre tem valor inquestionável e, não cabe, principalmente a leigos, julgar o certo ou o errado nesse tipo de construção. “Não podemos admitir que uma cidade que recebe um evento e uma artista dessa magnitude ainda se comporte dessa forma. Não cabe a discussão do gostar ou não gostar do que se vê, mas de respeitar a criação e, principalmente, o debate que ela traz ao tratar de temas tão contemporâneos e ao mesmo tempo tão velados na sociedade”, defendeu Kermes que reforçou que vai lutar para que o requerimento protocolado não seja cumprido, entendendo que ele não representa a vontade da população sorocabana.

O secretário lembrou ainda que a citada obra, batizada de “Femme Maison”, não foi a mesma apresentada à Secultur quando da solicitação do espaço para o grafite, porém, tanto o trabalho inicial quanto o que está concluído no Palacete Scarpa tratam da mesma temática e refletem a mesma necessidade de discussão acerca da mulher na sociedade. Panmela Castro lembra Kermes, é uma artista brasileira, feminista, defensora dos direitos humanos e considerada uma das principais artistas do grafite no mundo. Suas obras já foram expostas em mais de dez países e seus trabalhos estão na  Inter-American Development Bank (IDB), em Washington DC e da Câmara dos Deputados, em Brasília. Tem trabalhos independentes em parceria com Avon, Nike, Rede Globo, entre outros, e já recebeu prêmios como Empreendedora do Ano, 2015, pela Folha de S. Paulo, Young Global Leaders, 2013, World Economic Forum, 150 Fearless Women, 2012, Newsweek Magazine, entre outros.

Fundou a NAMI Network, organização feminista que reúne talentos artísticos e visa realizar treinamentos e oficinas com o objetivo de promover os direitos das mulheres e acabar com a violência contra as mulheres.

Secretaria de Comunicação e Eventos


Nenhum comentário: