sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Oficinas discutem os rumos do turismo em Sorocaba


A Secretaria de Cultura e Turismo convida a todos os interessados do setor a participar das oficinas

Em busca de informações para estruturar o Plano Diretor de Turismo de Sorocaba, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) realiza, nas próximas semanas, três oficinas para Elaboração do Plano Diretor de Sorocaba. Cada uma delas será direcionada a um público diferente e a ideia é que os interessados entrem em contato para participar.  A atividade é gratuita e acontece a partir das 08h30 na Casa do Turista.
No dia 21, segunda-feira, a oficina será direcionada aos membros do Conselho Municipal de Turismo, vereadores e secretários municipais. Já no dia 25, sexta-feira, será a vez de representantes de hotéis e espaços para eventos falarem um pouco sobre a realidade local e, no dia 29, a oficina será para donos de bares e restaurantes. Todas as atividades serão ministradas pelo diretor de área de Turismo de Sorocaba, Luis Bramante.
A proposta do encontro é fazer uma análise de como está o turismo em Sorocaba, como esses convidados gostariam que estivesse em um futuro próximo e o que precisa ser feito para chegar ao resultado esperado, explica Bramante. “É muito importante ter a participação da sociedade civil nesses encontros, pois o turismo engloba muitos setores e impacta na vida da comunidade”, defende reforçando que dessas oficinas deverão sair pontos que servirão de base para que sejam traçadas as diretrizes do Plano Diretor de Turismo. As informações colhidas nessas oficinas estruturarão o plano, que será apresentado ao público em uma Audiência Pública.

Município de Interesse Turístico

A ideia é que, ainda neste ano, o Plano Diretor de Turismo seja concluído. Ele, juntamente com o Inventário Turístico do Município é imprescindível para que Sorocaba seja contemplada como Município de Interesse Turístico, um programa do Governo do Estado de São Paulo que repassará aos municípios selecionados uma verba de aproximadamente R$ 600 mil para ser utilizado em ações em prol do desenvolvimento do turismo.
Como explica Bramante, o Governo do Estado de São Paulo ampliou as ações nessa pasta – que já atende, com verbas, os municípios classificados como Estâncias Turísticas – para atender também outras cidades. Assim, 140 municípios que comprovarem, por meio desse inventário e do Plano Diretor sua vocação turística, receberão, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, um montante anual para desenvolver ações de turismo.
Bramante reforça que Sorocaba tem todas as chances de receber esse reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo, pois a cidade apresenta ótima infraestrutura, já recebe muitos turistas de negócios e eventos e apresenta grande potencial para o desenvolvimento de outros segmentos como o turismo histórico-cultural, o turismo de saúde e o turismo religioso.

Fotos em: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/oficinas-discutem-os-rumos-do-turismo-em-sorocaba/

Secretaria de Comunicação e Eventos

Nenhum comentário: