sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Documentário sobre a vida do professor Bohdan Wijtenko será lançado hoje em Sorocaba


Obra do jornalista sorocabano Celso Fontão Júnior, o filme resgata a história do professor que viveu mais de duas décadas em Sorocaba

A vida, obra e legado do professor Bohdan Wijtenko, que viveu por mais de 20 anos em Sorocaba se dedicando ao ensino da prática da meditação, é tema do documentário “A Lição do Silêncio”, que será lançado hoje (25), na Sala Fundec. O filme, dirigido pelo jornalista sorocabano Celso Fontão Júnior, será exibido às 20h e, no sábado (26), no mesmo horário, será apresentado ao público em outro endereço: no Parque Campolim. Depois da exibição no sábado o público poderá curtir um show da Maria Madame. O evento, uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur), é aberto ao público.
Na obra que tem um pouco menos de 1 hora de duração o diretor lançou mão de documentos, imagens de arquivos e depoimentos de estudiosos, parceiros e amigos do professor que nasceu na Ucrânia, se mudou para o Brasil em 1951 e morou em Sorocaba de 1960 a 1985, ano em que faleceu. Professor da Faculdade de Filosofia Bohdan se dedicou ao ensino da prática da meditação com o objetivo de formar o que ele chamava de “técnicos” para que levassem a meditação às escolas, às crianças. Trabalho que até hoje alguns de seus discípulos realizam voluntariamente em Sorocaba, explica Fontão, que teve um convívio próximo com Bohdan por aproximadamente dois anos, na década de 1980.
Morando em Brasília há quase uma década, a ideia do filme surgiu quando o jornalista se deparou com a tese da doutora em Ciências da Religião, Irani Cordeiro Wullstein. “Me deu um insight, pois não tínhamos muita informação sobre ele e isso me pareceu uma pesquisa interessante: buscar essas informações e fazer um registro histórico”, fala o diretor que, durante dois anos (2015/17), não poupou esforços e nem tempo para captar mais elementos que ajudassem a reescrever um pouco da trajetória de Bohdan.
Para a realização Fontão foi atrás de histórias na região, em São Paulo, Rio de Janeiro e também na Ucrânia. Entre os entrevistados, a professora ucraniana Halyna Lozko, doutora em Ciências da Religião e estudiosa de uma ordem político, filosófica e religiosa da qual o professor Bohdan fez parte: a Ordem dos Cavaleiros do Deus Sol. Também foram entrevistados, entre outros, o professor Aldo Vannucchi, o produtor cultural João Caramez, o artista plástico Pedro Lopes, o médico José Carlos de Campos Sobrinho e a doutora em Ciências da Religião, Irani Cordeiro Wullstein, autora de uma tese sobre o professor Bohdan.

Rede de amigos
Tirar o projeto da cabeça e realizá-lo foi um sonho alcançado por meio da amizade. Como conta o jornalista, a produção que tem o apoio institucional da Fundação Ubaldino do Amaral e da Universidade de Sorocaba foi possível graças a uma extensa rede de apoio de instituições, como embaixadas e consulados do Brasil na Ucrânia, Inglaterra e Alemanha e universidades. Os colegas de profissão na Rede Globo em Brasília como os jornalistas Heraldo Pereira e Julio Mosquéra, também fazem parte dessa rede e narram alguns trechos do filme para o qual o ator Paulo Betti também emprestou sua voz. “Eu considero que o filme é uma ação entre amigos, alguns que conheceram e conviveram com o professor Bohdan. Em vez de patrocínio, temos a parceria e a colaboração de diversas instituições e pessoas do Brasil e do exterior”, afirma Fontão que espera que os sorocabanos participem da exibição e conheçam um pouco mais da história desse mestre e o quanto ela está interligada também com a história de Sorocaba.


Fotos em: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/documentario-sobre-a-vida-do-professor-bohdan-wijtenko-e-lancado-hoje/


Data: 25/08/2017
Secretaria de Comunicação e Eventos

Nenhum comentário: