terça-feira, 4 de julho de 2017

Lançamento do Pacote da Economia Local movimenta Prefeitura


Secretarias e organizações empresariais destacam medidas e parcerias



Em evento concorrido na manhã de hoje, o salão de vidro da Prefeitura de Sorocaba ficou pequeno para tanta gente. Secretários Municipais, o Prefeito, empresários e comerciantes e dirigentes de entidades patronais e empresariais reuniram-se para apresentar medidas de aquecimento da economia local. Logo na entrada do Salão de Vidro, três microempreendedores apresentavam seus trabalhos, possíveis apenas a partir de empréstimos obtidos com o Banco do Povo Paulista. Em um stand foi demonstrada soluções para arquitetos, em outro uma empresa de produtos de artesanato em madeira e, por fim, um comerciante que se especializou na produção de sorvetes artesanais. Sorvete distribuído aos presentes e um presente ao prefeito de Sorocaba: um brasão de Sorocaba em madeira.

Envolvendo diversas entidades e órgãos públicos, o chamado Pacote de Aquecimento da Economia Local, foi gestado coletivamente; surgiu a partir das sugestões dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES), presidido pelo empresário Erly Domingues de Syllos, e do qual fazem parte membros de diversas secretarias municipais e segmentos econômicos da cidade, e depois foi sendo aprimorado em reuniões setorizadas até tomar a forma de um grande pacote que deverá fomentar o consumo e gerar renda em Sorocaba.

As sugestões iniciais do Conselho de Desenvolvimento Econômico foram aprimoradas em reuniões com diversos órgãos da Prefeitura de Sorocaba, em especial, as Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Licitações e Contratos; Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria de Abastecimento e Nutrição; Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras. Participaram também o Parque Tecnológico de Sorocaba; Sebrae; Associação Comercial de Sorocaba; Ciesp/Fiesp entre outros organismos.

O diálogo entre o poder público e entidades empresariais resultou em ações que serão desenvolvidas em diversas frentes, tendo como objetivo o aquecimento da economia local, melhorando a economia dentro do município. Cada entidade fará suas ações de forma associativa ou em conjunto, sendo coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

No evento de anúncio do Pacote foram divulgadas todas as ações que serão implementadas por cada uma das secretarias e pelas organizações empresariais; destacando-se, entre ela, a capacitação dos pequenos fornecedores locais para que possam prestar serviços para o Poder Público; a criação do Banco de Serviços do município, cadastrando e gerando oportunidades para prestadores; o fomento de espaços e oportunidades para feirantes e agricultores locais, a criação da Rota das Cervejarias Artesanais, que terá sua primeira edição já neste mês, e diversas outras atividades.

 

Ações do Pacote de Desenvolvimento da Economia Local

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda: a) Irá Capacitar fornecedores locais (MPEs) para que possam prestar serviços para o Poder Público; b) Incrementará a Feira de Artesanatos e o Comércio dos Ambulantes local para que possam ter mais chances de ganhos; c) Criará o Super Micro Empreendedor Individual para que prestem serviços utilizando a chamada "verbinha" que cada departamento da Prefeitura tem; d) Criará o Banco de Serviços no município a fim de cadastrar os prestadores de serviços que se formalizam no município e divulgá-lo para a população em geral por meio deste aplicativo/site; e) Trabalhará contra a vinda de "Feiras do Braz, Feiras de Malhas e demais". Este tipo de evento prejudica os comerciantes locais; f) Trabalhará, via campanha de conscientização, junto às empresas locais para que licenciem suas frotas no município de Sorocaba; e) Oferecerá cursos ligados ao empreendedorismo que possibilitem que os participantes possam criar seu próprio negócio.

Secretaria de Licitações e Contratos: a) As licitações serão voltadas para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) com a finalidade de fazer com que os recursos provenientes do setor de compras circulem o máximo possível dentro do município.

Secretaria de Abastecimento e Nutrição: a) Trabalhará para o surgimento e o fomento de novos feirantes dentro do município. Isso significa geração de renda para esses novos empreendedores no setor da agricultura. Atualmente a Seaban já criou aproximadamente 100 novos postos de vendedores; b) Anunciará também o aumento dos valores aportados via compras do poder público com agricultores de Sorocaba e região para merenda escolar.

Secretaria de Cultura e Turismo: a) A Secretaria de Cultura via departamento de Turismo, está criando a "Rota das Cervejarias Artesanais de Sorocaba". São diversas cervejarias artesanais que estão sendo cadastradas para entrarem nessa rota de turismo/consumo. Este material será disponibilizado para os hotéis da cidade e para a população em geral.

Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras: a) Criará possibilidades para que pequenos empreendedores possam realizar serviços de manutenção em geral. Ex: Construção de calçadas no plano de regularização de calçadas que será lançado.

Parque Tecnológico de Sorocaba: a) Trabalhará para o apoio e desenvolvimento de novas Startups no município. O PTS já vem trabalhando em conjunto com o Sebrae e demais parceiros para ajudar no desenvolvimento de novas empresas denominadas Startups; b) Criará o programa de apoio aos empreendedores que trabalham com a "economia criativa no município". (ação do PTS e Secult)

Sebrae: a) Ajudará a desenvolver Licitações voltadas para as MPEs dentro da Selc; b) Colaborará para criação do Super MEI com treinamentos e acompanhamento

Associação Comercial de Sorocaba: a) Criará campanha de conscientização sobre a importância da população consumir localmente, ou seja, estimular o consumo de produtos e serviços de Sorocaba. A proposta é termos adesivos, folders e cartazes para conscientização.

Ciesp/Fiesp: a) Realizará eventos denominados "Rodada de Negócios", onde grandes empresas conhecem as oportunidades de comprar de fornecedores locais. Ex: Toyota conhecer quem são os pequenos empreendedores locais que possam ser seus fornecedores. Isso ajuda o empreendedorismo local e o sustento dos pequenos empreendedores.

 


Fotos em : http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/galeria/pacote-de-aquecimento-da-economia-local/


Jornalista responsável: Marcelo Adifa
agencia.sorocaba.sp.gov.br

Nenhum comentário: