sexta-feira, 30 de junho de 2017

Salão Nacional de Fotografia “Teófilo Negrão Duarte” recebe inscrições a partir de segunda-feira (03)


Evento tem como tema bons exemplos de Políticas Públicas, e vai selecionar 150 imagens. Última edição foi realizada em 2014.

Após um hiato de dois anos, o Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba volta a ser realizado na cidade. O evento, uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, começa a receber as inscrições a partir de segunda-feira (03) e segue até dia 28 de julho, de forma gratuita. Neste ano o homenageado é o fotógrafo Teófilo Negrão Duarte e o tema será: “Políticas Públicas: Bons exemplos”. A abertura da exposição com as imagens selecionadas acontece no dia 18 de agosto, na Fundec, e segue até o dia 31 do mesmo mês em espaços públicos da cidade. Serão selecionadas 150 fotos que comporão a exposição.
Como lembrou o secretário da pasta, Werinton Kermes, o salão consta no calendário oficial da cidade, através de uma Lei Municipal (Lei nº 69/2000), de autoria do vereador Gabriel Bitencourt. Assim, retomá-lo é uma forma de fazer valer a legislação, mas também de provocar fotógrafos amadores e profissionais a registrar o tema por meio da arte e, depois, divulgar e expandir a ideia de boas práticas nos governos à população através dessas imagens.
Para o presidente do Grupo Imagem, Edeson de Souza, é uma alegria ter, novamente, o salão em Sorocaba, pois ao longo desses anos, além de homenagear importantes fotógrafos da cidade, também foi possível um intercâmbio com outros de diversas partes do país, que somaram sempre ao evento. “Estávamos realizando o salão sem a parceria do Poder Público, o que dificultava as ações. Agora, fazendo valer a lei, o evento ganha outra dimensão”, pontuou.
Souza também reforçou o caráter de lembrança e reconhecimento do salão, que já homenageou nomes como Rogick Vieira, Adolfo Frioli, Paulo Santos e outros fotógrafos sorocabanos. “A ideia é sempre homenagear alguém em vida, e este ano trazemos o Teófilo, um dos mais importantes e antigos fotógrafos sorocabano em atuação”.
Sobre o tema, a Secultur explica que entende Políticas públicas como  conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinado direito de cidadania.
Regulamento
O concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de idade. A categoria é única e podem ser inscritas até cinco fotografias em preto e branco ou coloridas, realizadas de forma digital, desde que se enquadrem no tema proposto. A resolução mínima é de 5mb, e o nome do arquivo deverá ser escrito da seguinte forma NOME_SOBRENOME_DATA (Data referente ao dia que a foto foi tirada), sob pena de desclassificação.
No ato da inscrição o participante deverá enviar ficha de inscrição preenchida e um pequeno texto explicando a fotografia além do título para ser colocado na exposição pelo e-mail:salaonacional@grupoimagem.org.br As obras inscritas serão submetidas à comissão de seleção e premiação composta por três fotógrafos profissionais de Sorocaba e região. Todos os participantes selecionados para o Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba “Teófilo Negrão Duarte” receberão certificado de participação e não haverá premiação de qualquer natureza. A ficha de inscrição e a relação das fotografias aprovadas na fase de seleção podem ser acessadas no site: www.grupoimagem.org.br.

Data: 30/06/2017
Secom

Nenhum comentário: