quinta-feira, 29 de junho de 2017

Forró pé de serrá é o tema dos shows de sábado na Festa Junina de Sorocaba


Artistas locais irão apresentar repertório variado, além de composições próprias.

Os grupos Forró Euzébio e Sié são as atrações deste sábado (01/07), dentro da programação da Festa Junina Beneficente de Sorocaba, no recinto instalado no Parque das Águas. Os músicos sobem ao palco a partir das 20h com seus repertórios que passeiam pelas principais composições do forró pé de serra. Além dos shows, haverá ainda intervenção teatral no recinto com o grupo de teatro de rua Nativos Terra Rasgada, focando a temática junina. A Festa Junina Beneficente de Sorocaba segue com atrações musicais, intervenções, barracas de comidas típicas e Parque de Diversões até o dia 16 de julho. O evento é realizado pela Associação das entidades participantes da Festa Junina de Sorocaba (Afejubes), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur).
Primeira a subir ao palco, às 20h, a banda Forró Euzébio nasceu em 2008, sob a influência de alguns grupos como Trio Forrozão, Falamansa, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e, não por acaso, apresentam um repertório que completa o forró pé de serra e o chamado forró universitário com sucessos de nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Falamansa, Bicho de Pé, Rastapé e outros. Também tocam composições próprias como os sucessos Cantinho em Você e Coração de Zabumbeiro, músicas instrumentais, arranjos de sucessos nacionais e internacionais de diferentes estilos para o forró e sambas tradicionais (Adoniram Barbosa, Demônios da Garoa e outros).
O Forró Euzébio é formado pelos músicos Ronaldo Richieri (acordeon e voz), Tony Machado (triangulo e voz), Rick Machado (zabumba e voz), Thiago (violão 7 cordas e voz) e Marcelo Ribeiro (flauta transversal).

Às 21h será a vez do grupo de forró Sié se apresentar ao público. Formado pelos músicos Danielle Domingues (voz), Rodrigo Ferreira (guitarra), Evandro Marcolino (baixo) e Marco Corrêa (percussão), eles têm em comum o gosto e o trabalho de pesquisa pelo gênero do forró pé de serra.
A sonoridade do grupo é uma mescla da tradição cultural do forró com elementos mais modernos da música brasileira e do jazz. Essa pluralidade é sentida no repertório, que traz músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil e outros. A interpretação é fiel aos ritmos tipicamente brasileiros como o baião, xote, rastapé, xaxado, coco, porém com bastante espaço para improvisações e interações entre os músicos, que foram buscar no Ceará a inspiração para o nome. Como explicam, Sié é um bicho pequeno que habita as dunas de Jericoacora no Ceará. Os nativos deram esse nome porque não sabem direito o que ele é, “se é siri” ou “se é caranguejo”. “A ideia do nome veio por conta da versatilidade e da pluralidade cultural dos integrantes que deixam a característica do grupo com sonoridades variadas”, defendem.

Serviço: O recinto da Festa Junina Beneficente de Sorocaba está localizado no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A entrada para o sábado (1/07) custa R$ 5.

Fotos em: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/forro-pe-de-serra-e-o-tema-dos-shows-de-sabado-na-festa-junina/


Nenhum comentário: