sexta-feira, 30 de junho de 2017

Aberta oficialmente a 38ªFesta Junina de Sorocaba



Acendimento da fogueira e shows marcaram o início do evento no Parque das Águas; festa segue até o dia 16 de julho

A 38ª edição da Festa Junina Beneficente de Sorocaba foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (29) no recinto instalado no Parque das Águas. Com a presença do prefeito José Crespo, autoridades locais e convidados, o acendimento da fogueira deu início as festividades que ocorrerão até o dia 16 de julho no local. Além dos shows e das tradicionais barracas de comes e bebes, o espaço contará também com parque de diversões.

Em seu discurso o chefe do Executivo parabenizou as entidades da festa e anunciou o plano de transformar as oficinas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana em um recinto que será chamado ‘Cidade da Cultura’, destinado a abrigar eventos, como a festa junina, Carnaval de rua, entre outros, em uma área extremamente revitalizada. “Dentro de alguns anos teremos um dos melhores recintos para festividades do Brasil”, anunciou.

O chefe do Executivo enalteceu os membros, diretores da Associação das Entidades participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba (Afejubes) e voluntários do Terceiro Setor pelo brilhantismo do evento, realizado em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo. “É para prestigiar as entidades que este governo vai trabalhar e muito para que essas festas - aqui ou onde vocês preferiam - possam trazer recursos para que vocês continuem fazendo o que já fazem, dando exemplo para os setores público e privado”, comentou o prefeito acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lílian Crespo. A abertura da festa contou com a benção do padre Carlos Meira, da paróquia São José do Cerrado. O ex-prefeito Luís Francisco também participou da cerimônia de abertura.

Os secretários municipais também prestigiaram o evento, entre eles Werinton Kermes, Secretário de Cultura e Turismo, Anselmo Neto, Secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Alexandre Robim, Secretário de Licitações e Contratos, Cintia de Almeida, Secretária de Igualdade e Assistência Social, Eloy de Oliveira, Secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Marins, Secretário da Fazenda, Fábio Pilão, Secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras, José Augusto de Barros Pupin, Secretário de Segurança e Defesa Civil, Roberto Freitas, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e presidente do Parque Tecnológico, Simei Lamarca, Secretário de Esportes, Maurício Campanati, Secretário de Habitação e Regularização Fundiária, assessores e representantes das demais secretarias, além do comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Mariano.

Festa é reconhecida

O voluntário Pedro de Carvalho Guimarães, coordenador de festas da Paróquia São Bento está há 8 anos com uma barraca de doces montada na Festa Junina de Sorocaba. Este ano, ele já comemora o sucesso do evento e parabeniza a organização pela estrutura. “Este ano está melhor por causa do piso nas barracas, não corremos mais o risco em caso de chuva; a tenda na praça de alimentação ficou muito boa”, comentou ele, que tem expectativa de vender – como nos anos anteriores – 1 tonelada de doces. A arrecadação é para ações da paróquia em prol da comunidade.

O secretário de Cultura e Turismo Werinton Kermes lembrou que julho é mês de férias escolares e isso deve contribuir com o volume de público que deve adotar a festa como opção de programação. Ele acredita que ultrapasse as 100 mil pessoas nos dias de festa. Na noite de abertura, o recinto da festa estava preparado para receber de 4 a 5 mil pessoas, expectativa alcançada pela organização.
Aproveitando o primeiro dia de festa com a filha Sophia, a psicopedagoga Maria José Máximo de Almeida, elogiou a organização. “Está muito melhor, as condições do parque também estão ótimas; esse evento é importantíssimo para a valorização da cultura, para as pessoas e as crianças ampliarem os horizontes e conhecerem coisas novas”, comentou.

O grupo de vanera Maate Quente foi a atração principal no show de abertura com participações especiais da dupla Zé Henrique e Gabriel e do cantor Rick (ex Rick e Renner), que agora segue carreira solo. O show foi uma realização da Rádio Top FM e Centro Hípico Pagliato, com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e Associação das Entidades participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba (Afejubes).

Programação segue

Os grupos Forró Euzébio e Sié são as atrações deste sábado (01/07), dentro da programação. Os músicos sobem ao palco a partir das 20h com seus repertórios que passeiam pelas principais composições do forró pé de serra. Além dos shows, haverá ainda intervenção teatral no recinto com o grupo de teatro de rua Nativos Terra Rasgada, focando a temática junina. A Festa Junina Beneficente de Sorocaba segue com atrações musicais, intervenções, barracas de comidas típicas e Parque de Diversões até o dia 16 de julho. O evento é realizado pela Associação das entidades participantes da Festa Junina de Sorocaba (Afejubes), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur).

Primeira a subir ao palco, às 20h, a banda Forró Euzébio nasceu em 2008, sob a influência de alguns grupos como Trio Forrozão, Falamansa, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e, não por acaso, apresentam um repertório que completa o forró pé de serra e o chamado forró universitário com sucessos de nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Falamansa, Bicho de Pé, Rastapé e outros. Também tocam composições próprias como os sucessos Cantinho em Você e Coração de Zabumbeiro, músicas instrumentais, arranjos de sucessos nacionais e internacionais de diferentes estilos para o forró e sambas tradicionais (Adoniram Barbosa, Demônios da Garoa e outros).

O Forró Euzébio é formado pelos músicos Ronaldo Richieri (acordeon e voz), Tony Machado (triangulo e voz), Rick Machado (zabumba e voz), Thiago (violão 7 cordas e voz) e Marcelo Ribeiro (flauta transversal).

Às 21h30 será a vez do grupo de forró Sié se apresentar ao público. Formado pelos músicos Danielle Domingues (voz), Rodrigo Ferreira (guitarra), Evandro Marcolino (baixo) e Marco Corrêa (percussão), eles têm em comum o gosto e o trabalho de pesquisa pelo gênero do forró pé de serra.

A sonoridade do grupo é uma mescla da tradição cultural do forró com elementos mais modernos da música brasileira e do jazz. Essa pluralidade é sentida no repertório, que traz músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil e outros. A interpretação é fiel aos ritmos tipicamente brasileiros como o baião, xote, rastapé, xaxado, coco, porém com bastante espaço para improvisações e interações entre os músicos, que foram buscar no Ceará a inspiração para o nome. Como explicam, Sié é um bicho pequeno que habita as dunas de Jericoacora no Ceará. Os nativos deram esse nome porque não sabem direito o que ele é, “se é siri” ou “se é caranguejo”. “A ideia do nome veio por conta da versatilidade e da pluralidade cultural dos integrantes que deixam a característica do grupo com sonoridades variadas”, defendem.

Serviço: O recinto da Festa Junina Beneficente de Sorocaba está localizado no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A entrada para o sábado (1/07) custa R$ 5.

Fotos em : http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/galeria/festa-junina-abertura/

Data: 30 de junho de 2017
Jornalista responsável - Simone Sanches

Nenhum comentário: