quinta-feira, 25 de maio de 2017

Secultur conquista reconhecimento estadual à Semana do Tropeiro



A Semana do Tropeiro do Sorocaba, que acontece há 50 anos, agora é reconhecida como evento tradicional pelo Governo do Estado de São Paulo. A declaração de reconhecimento, pelo seu caráter tradicional e de notório conhecimento popular foi apresentada nesta quarta-feira (24) em resposta à solicitação feita pelo secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes, e pelo diretor de área de Turismo, Luis Bramante, que estavam na Capital para reunião com o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko. Outras conquistas para o município é a realização de uma feira de turismo, o programa “Turismo na Praça”, marcada para acontecer em agosto próximo, e o compromisso do estado em incluir Sorocaba nas ações da Secretaria Estadual de Turismo.
O encontro foi agendado pelo deputado estadual Pastor Carlos Cezar, também presente à reunião e interessado também no desenvolvimento do potencial turístico da região.
A declaração emitida hoje, além de fortalecer a importância da cultura tropeira no estado, possibilita que o município participe de convênios abertos pelo M      inistério do Turismo para a realização de eventos nos próximos anos.
De acordo com Bramante, uma das premissas para solicitação desses convênios é que o evento em questão, além da importância cultural e turística, tenha esse reconhecimento do Estado. “Só pode solicitar essa declaração de reconhecimento eventos que aconteçam há mais três anos e que tenham o caráter de fortalecimento do turismo e da cultura do município. A Semana do Tropeiro já acontece há 50 anos e é, certamente, um dos principais com a temática da cultura tropeira”, defendeu o diretor de área de Turismo.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Sorocaba, Werinton Kermes, esse reconhecimento fortalece a luta do município em manter viva a cultura tropeira e possibilita que o evento seja maior nos próximos anos, chegando a mais pessoas e de formas mais efetivas. “O evento carecia desse reconhecimento, pois ele reverencia a cultura tropeira da região”, falou Kermes, reforçando que a declaração de reconhecimento não garante que o município terá a verba federal, mas possibilita que ele participe de convênios para recorrer a ela.
Vale ressaltar que a Semana do Tropeiro deste ano, que segue com atividades gratuitas e abertas ao público até o dia 28 (domingo), contou com um orçamento de aproximadamente R$ 60 mil.

Turismo na Praça
Além do reconhecimento da Semana do Tropeiro os representantes do governo municipal tinham outras solicitações de inclusão da região dentro das atividades de turismo estadual e que foram apresentadas ao secretário Laércio Benko. Como resultado, em agosto, mês de aniversário de Sorocaba, o município deverá sediar a edição do “Turismo na Praça”, ação da Secretária de Turismo do Estado de São Paulo, que ocorre nos moldes de uma feira de turismo. De acordo com Werinton Kermes, o acordo firmado para a realização do evento também foi fechado hoje, e o município ainda irá definir o endereço e data para realização. “É importante reforçar nossa parceria com o Estado e fortalecer as ações de turismo para a cidade e região, que são, sem dúvidas, potências turísticas e precisam ser trabalhadas”, concluiu Kermes.

Fortalecimento das ações
Os representantes do governo municipal também solicitaram a participação de Sorocaba em dois outros projetos do estado: “Turismo do Saber” (que trabalha diretamente ligado com educação e leva alunos de escolas estaduais e municipais da região para visitas de cunho histórico e cultural) e “Melhor Viagem” (que tem como público alvo a melhor idade e o objetivo de levá-los a conhecer locais turísticos dentro do Estado de São Paulo), e disponibilizaram o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o Museu Histórico Sorocabano e a Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, para receber esses programas.
No encontro, o secretário estadual de turismo falou que o pedido dos sorocabanos é pertinente e há total interesse da secretária em atender as solicitações, considerando a relevância de Sorocaba para o estado e região. Desse modo, não poupará empenho para que as ações da pasta possam chegar a Sorocaba.
O compromisso firmado pelo secretário Laércio Benko foi comemorado pela comitiva. Como explicou Kermes, além de fortalecer as ações que já ocorrem no município, essa parceria possibilita o crescimento das atividades relacionadas ao turismo e à cultura em Sorocaba e região.

Data : 24/05/2017
Secretaria de Comunicação e Eventos

Nenhum comentário: