quinta-feira, 18 de maio de 2017

Programação cultural gratuita celebra Semana Nacional de Museus


Entre os dias 18 e 20 de maio, Sorocaba será sede de uma importante e valiosa programação cultural. Para marcar a 15ª Semana Nacional de Museus, a Secretaria de Cultura e Turismo realiza uma série de eventos com a presença de especialistas e autoridades no assunto.

Abrindo a programação, nesta quinta-feira, (18), o Barracão Cultural recebeu o "Encontro Sorocabano de Museus", um debate com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes, e das especialistas Raquel Fayad, coordenadora do Museu Ettore Liberasso, de Salto, Cristina Delanhese, presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - MACS, Sonia Nanci Paes, coordenadora do Casarão de Brigadeiro Tobias, e Daniella Gomes Moreira, museóloga da Secretaria da Cultura e Turismo de Sorocaba.

A partir das experiências de cada profissional, o encontro apresentou um riquíssimo panorama da situação dos museus e ofereceu novos subsídios para a Secretaria da Cultura ampliar o seu trabalho em relação ao setor.

"Um dos nossos desafios é sair do campo da crítica e entrar para o campo da prática na questão dos museus, e isso só é possível quando se reúnem mais do que especialistas, mas pessoas realmente empenhadas, movidas por ideias e por ideais, dedicadas a fazer a diferença", refletiu o secretário Werinton Kermes sobre a importância do debate.

"Estes eventos comprovam mais uma vez que estamos contribuindo para fazer dos nossos museus muito mais do que espaços que armazenam objetos. Temos a humildade suficiente de ouvir as pessoas com experiência no assunto para que juntos possamos repensá-los", concluiu.

Confira a programação completa dos eventos para marcar a 15ª Semana Nacional de Museus.

No Barracão Cultural:

- Encontro Sorocabano de Museus.
Quinta-feira, 18 de maio, das 9h às 16h30.

No Museu Histórico Sorocabano:

- Abertura da exposição

"Visibilidade no Futebol Feminino", em parceria com o Museu do Futebol e a SISEM/SP.
Sexta-feira, 19 de maio, às 15h.

- Visita noturna ao museu.
Sexta-feira, 19 de maio, às 18h.

- Apresentação musical nos jardins
do museu.
Sábado, 20 de maio, às 10h.
No Museu da Estrada de Ferro Sorocabana:

- Oficina de Fotografia pelo
celular, com a artista visual Maria Radicce, ganhadora do Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Visuais 2016.
Sábado, 20 de maio, às 11h.


Fotos em : http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/programacao-cultural-gratuita-celebra-semana-nacional-de-museus/

Data: 18/05/2017
Jornalista responsável: André Gomes
Secom Sorocaba

Nenhum comentário: