quinta-feira, 25 de maio de 2017

CTG comemora a Semana do Tropeiro com palestra e tradicional baile gaúcho



Nilo Barrios Brum é pesquisador sobre tropeirismo e abordará o tema. Evento faz parte da programação oficial da cidade

A saga dos tropeiros e a importância deles na formação cultural de Sorocaba será revista pelo pesquisador Nilo Bairros de Brum, que vem a Sorocaba sexta-feira para uma palestra, a partir das 19h30. O escritor abre a noite de atividades alusivas ao tropeirismo no Centro de Tradições Gaúchas de Sorocaba (CTG – Fronteiras Abertas), evento esse que também faz parte da agenda oficial da Semana do Tropeiro de Sorocaba e ocorre em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur).
Autor do livro Caminhos do Sul, que este ano chegou a sua segunda edição, a presença do pesquisador reforça a importância de avivar a história que marca a cultura dos locais por onde os tropeiros passaram, principalmente Sorocaba. Assim, mais do que falar sobre sua obra, ele também explanará sobre características da cultura tropeira e a ligação entre sul e sudeste a partir do tropeirismo.
No livro, o escritor revisita a história oficial do Brasil, principalmente pontos referentes à história do Rio Grande do Sul, seu estado natal. Para aprofundar seu estudo da região sulina, o autor segue a trilha de outro grande nome da pesquisa brasileira, Darcy Ribeiro, afirma ele em seu livro, que estará disponível para a compra.
Além da presença do escritor a noite segue com um tradicional baile gaúcho, a partir das 20h, com o grupo Folclore Nativo.
Serviço: A palestra com o escritor e historiador Nilo Bairros de Brum acontece às 19h30 e é aberta ao público. Já o baile custa R$ 10 a entrada. Ambos os eventos acontecem na sede do CTG – Fronteira Aberta, que fica na Rua Salto de Pirapora, 10, no Jardim Iguatemi.


Data : 25/05/2017
Secretaria de Comunicação e Eventos

Nenhum comentário: