quinta-feira, 18 de maio de 2017

Atividades na 50ª Semana do Tropeiro começam no domingo


Com o objetivo de aproximar os sorocabanos da cultura tropeira e mostrar sua importância na história da cidade, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove na próxima semana uma série de atividades gratuitas em comemoração a 50ª Semana do Tropeiro. Oficinas, exposições, apresentações artísticas e a famosa tropeada farão parte da programação gratuita e aberta ao público.

A comemoração já teve início no dia 18, quando os cavaleiros que participam da tropeada saíram de Itararé rumo a Sorocaba, onde chegam no dia 27 e desfilam no dia 28. Em Sorocaba as atividades começam no dia 21 de maio.

Neste ano, além de manter as atividades já tradicionais do evento a Secretaria de Cultura e Turismo enfatizou a realização de shows musicais caipiras, oficinas de culinária tropeira e implementou um passeio histórico por onde passavam as tropas, com acompanhamento do historiador José Rubens Incao. De acordo com o secretário da pasta, Werinton Kermes, a programação visa valorizar a história da cidade e mobilizar mais público para aprender, de modo lúdico, a importância do tropeirismo no desenvolvimento de Sorocaba. “Pensamos em uma programação que tenha esse valor histórico, mas também de entretenimento para crianças e adultos”, aponta.
Dentro da agenda do evento, Kermes destaca a volta da Feira do Rolo e o show em homenagem a uma das duplas sertanejas mais importantes do Brasil, Liu & Léo, que também receberão homenagem na Câmara Municipal de Sorocaba (dia 25).

Neste ano, além dos espaços tradicionais do evento, o público também contará com atividades que serão realizadas no Ceagesp de Sorocaba.

Tropeirismo
O início do Tropeirismo em Sorocaba aconteceu por volta de 1750 com o registro de animais na cidade, que transformou Sorocaba em passagem de tropas xucras ou arreadas. Como consequência desse evento, eram realizadas as famosas Feiras de Muares que normalmente tinham duração de dois meses. O tropeiro era responsável pela circulação de produtos destinados à exportação e pelo abastecimento das regiões interioranas.

Confira as atividades:
CASARÃO DE BRIGADEIRO TOBIAS
Exposição
Exposição Tropeira com atendimento ao público
Dia: 21 à 28 de maio
Horário: 8h às 18h

Feira de Rolo
A Feira de Rolo contará com música sertaneja para animar os presentes
Dia: 28 de maio
Horário: 10h às 19h


Encontro de Violeiros e Cantadores
Gravação do programa do Diamantino com moda de viola
Dia: 21 de maio
Horário: 11h às 17h
O Casarão de Brigadeiro Tobias está localizado na Rua Antônio Fratti, s/n, (paralela à Rod. Raposo Tavares), no bairro Brigadeiro Tobias.

TEATRO MUNICIPAL
Show em homenagem a dupla Liu & Léo
O grupo de Viola Caipira de São Gonçalo e as duplas Teodoro & Alvaninho, Luiz Fernando & Gabriel e Dalan & Bueno interpretarão sucesso da dupla Liu & Léo. A entrada é gratuita.
Dia: 25 de maio
Horário: 20h
O Teatro Municipal fica no Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.


CEAGESP – Sorocaba
Apresentações artísticas com tema sertanejo
Dia: 27 de maio
Horário: 8h às 14h
Rua Terêncio Costa Dias, 300, bairro Jardim Capitão.

BIBLIOTECA INFANTIL MUNICIPAL “Renato Sêneca de Sá Fleury”.
Exposição – O Tropeiro

A exposição reúne figuras, miniaturas, ilustrações e objetos sobre a vida do tropeiro. Além das curiosidades sobre o dia a dia das viagens, destacando também, a mula, suas características e utilização nos transportes.
Dia: 22 a 31 de maio de segunda a sexta.
Horário: 8h às 17h

Oficina de Culinária Tropeira

Os participantes dessa atividade aprenderão a fazer o tradicional Feijão Tropeiro que será ensinado pelo culinarista sorocabano Danilo José da Costa.
Além disso, poderão ouvir histórias e levar para casa, receitas e dicas de confecção. A oficina é dirigida aos interessados acima dos 12 anos e as inscrições são limitadas.
Dias e horários:
23 de maio - 14h30 às 16h30
24 e 26 de maio - 19h30 às 21h30
Oficina de Mulinhas para Crianças

Confecção de mulinhas tropeiras utilizando materiais recicláveis. Atividade voltada a crianças de 6 a 12 anos e com vagas limitadas.
Dia: 24 de maio
Horário: 15h às 16h

Dobraduras com Histórias de Tropeiros

Serão desenvolvidas dobraduras relacionadas ao Ciclo dos Tropeiros, onde as crianças aprenderão ouvindo muitas histórias e curiosidades sobre o tropeirismo. Vagas limitadas.
Dia: 23 de maio
Horários: das 9h às 10h e das 14h às 15h.

Bate Papo sobre o Tropeiro

O pesquisador José Rubens Incao fará um bate papo sobre a figura do tropeiro, suas histórias, características e curiosidades, através de imagens e leituras de textos sobre o tema.
Dia: 25 de maio
Horário: 14h às 16h

Oficina de Culinária Tropeira para Crianças
Será apresentado um prato tradicional ligado ao tropeirismo e de fácil confecção. Durante o preparo, as crianças ouvirão histórias e curiosidades sobre o tropeiro.
A oficina será ministrada pela culinarista e arte-educadora Paula Cristina Minatogawa. As vagas são limitadas a 25 participantes e a atividade é destinada a crianças de 7 a 12 anos.
Dia: 31 de maio
Horário: 14h às 16h

Passeio Cultural no Caminho das Tropas

Passeio Cultural noturno monitorado pelo pesquisador José Rubens Incao, que percorrerá alguns trechos urbanos utilizados pelos tropeiros. O encontro será na Praça 9 de Julho, que serviu de local de partida e chegada das tropas vindas do Sul. O trajeto seguirá pelas Ruas Moreira César, Penha, Professor Toledo, Cesário Motta e finalizará na Praça Frei Baraúna, local utilizado no século XIX para as famosas Cavalhadas de Sorocaba, ou seja, a dramatização entre dois grupos de cavaleiros representando a luta entre mouros e cristãos.
Durante o percurso será abordado a importância dos tropeiros no desenvolvimento urbano e cultural de Sorocaba.
O Passeio é aberto aos interessados maiores de 12 anos.
Dia: 31 de maio
Horário: 19h30 às 21h
As inscrições para as oficinas acontecem na Biblioteca Infantil localizada na Rua da Penha, 673, Centro. Informações pelo telefone (15) 3231-5723.
Nos próximos dias serão publicados os dias e os horários de outras atividades.

Desfile
A tropeada chega em Sorocaba no dia 27 e no dia 28, a partir das 8h, acontece o tradicional desfile pelas ruas da cidade. A benção à tropa está marcada para às 9h, no Largo do Divino.

Data: 17/05/2017
Amanda Vieira (programa de estágio) – Supervisão
Secom Sorocaba

Nenhum comentário: