terça-feira, 23 de maio de 2017

Artistas locais participam de espetáculo em homenagem a dupla Liu & Léo



Show que terá a presença de Léo faz parte da programação da Semana do Tropeiro. Músicos apresentarão releituras de sucessos da dupla.


Uns dos mais relevantes nomes da música sertaneja raiz, a dupla Liu & Léo será homenageada em Sorocaba, dentro da programação da Semana do Tropeiro. Os irmãos que ao longo da carreira gravaram mais de 30 discos, 17 CD’s e foram indicados ao Grammy Latino em 2003 terão sua discografia revisitada por artistas locais no dia 25, quinta-feira, às 20h, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”.  A entrada é gratuita. No mesmo dia, às 11h, Léo (Liu faleceu em 2012) também receberá uma homenagem na Câmara Municipal de Sorocaba, proposta pelo vereador Fernando Dini.

Para o espetáculo musical, que contará com direção artística de Flávio Melo, as duplas Teodoro & Alvaninho, Luiz Fernando & Gabriel, Dalan & Bueno e a orquestra de viola caipira São Gonçalo apresentarão canções que fizeram sucesso na voz de Liu & Léo. Cada um dos artistas cantarão duas canções, inclusive Léo, que participará do espetáculo.

Como explica o diretor, a ideia é revisitar vida e obra da dupla, e salientar a importância do trabalho deles ao longo de mais de cinco décadas de estrada. Assim, mais do que projeção de imagens também haverá, no decorrer do show, leitura de letras e outras referências como músicos que influenciaram em diferentes gerações. “Queremos ressaltar a herança que deixaram à música raiz”, explica Melo.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Sorocaba, Werinton Kermes, essa homenagem, dentro da Semana do Tropeiro, é para reforçar a cultura caipira da região, reconhecer o feito desses artistas ao disseminá-la para outros cantos, e apresentar às novas gerações todo esse legado. “Nesse momento em que reverenciamos nossa cultura caipira, nada mais justo do que homenagear àqueles que a propagaram”.

Caipira raiz

“Caipira que toca música sertaneja”, como se autodefine, Léo entende a homenagem como um reconhecimento às lutas travadas pela dupla para conseguir sobreviver há mais de cinquenta anos tocando música raiz. “E nunca imaginei que receberia uma homenagem assim de uma cidade como Sorocaba, que já tocamos tanto e em tantos momentos e sempre nos encheu de felicidade”, recorda o artista, puxando pela memória apresentações principalmente nos circos, como o  Guaraciaba. “Ainda quero ver novamente um espetáculo de circo-teatro. Sinto tanto saudade daquele tempo, daquela arte pura”. Ao saber que os artistas do Circo Guaraciaba ainda estão em atividade, Léo se emocionou e, mais uma vez, ovacionou as ações da cidade e região na manutenção da cultura regional.

Para o artista de 80 anos, o reconhecimento hoje (midiático e financeiro) de duplas que levam a alcunha de sertanejas seria algo difícil de imaginar lá no começo de sua carreira, quando principalmente as mídias ignoravam a existência da obra dos sertanejos. No entanto, entende que toda aquela dificuldade ajudou a mantê-los dentro de uma essência mais singela e pura do sertanejo raiz, que busca sua inspiração nas coisas simples da vida. “Não existe música caipira, existe musica sertaneja e existe o caipira que canta a música sertaneja, como eu, no caso. Normalmente nossas músicas contam uma história, tem começo, meio e fim, falam ou de amor ou de tragédia, mas têm um conteúdo, e isso é gostoso de ouvir”, conclui o artista.

Família musical

Com a música no DNA, os irmãos Liu & Léo nasceram dentro de uma família de músicos adeptos da catira. Primos de Zico e Zeca e de Vieira e Vieirinha começaram a sua carreira artística em 1958, época que a rádio era uma das principais vitrines para os músicos e os palcos ficavam sob as lonas dos circos nos interiores do Brasil.

De acordo com o jornalista Luis Nassif, o início da carreira aconteceu com a gravação da música Rei do Café, de Teddy Vieira, um de seus descobridores, e Carreirinho.
As canções que marcaram a carreira da dupla ao longo desse tempo são: Rei do Café, Boiadeiro Errante, Adeus Minha Terra, Rainha do Paraná, Caminheiro, Dona Saudade, Onde Eu Moro, Buscando a Felicidade e outros.

Pelo CD Jeitão de Caboclo, de 2002, foram indicados ao  Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum de Música Regional”, em 2003. O mais recente trabalho da dupla foi lançado três anos antes da morte de Liu, em 2009, e batizado como 50 anos.

Na Câmara

O cantor Léo também receberá, às 11h do mesmo dia, uma homenagem em reconhecimento à obra dos artistas. Como Liu já faleceu, ele representará a dupla em uma solenidade proposta pelo vereador Fernando Dini. “É fundamental reconhecer e exaltar aqueles que mantêm vivas a nossa cultura, principalmente da música brasileira regional”, defende o vereador. A sessão é aberta à participação pública.

Serviço

O espetáculo em homenagem a dupla Liu & Léo acontece no dia 25 (quinta-feira) às 20h, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”. A entrada é gratuita e o ingresso poderá ser retirado no local, com 1h de antecedência. O teatro fica no Paço Municipal, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Alto da Boa Vista.

Fotos em: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/artistas-participam-de-espetaculo-em-homenagem-a-dupla-liu-leo/

Secretaria da Cultura e Turismo


Data : 22/05/2017
Secretaria de Comunicação e Eventos Sorocaba



Nenhum comentário: