sexta-feira, 12 de maio de 2017

13 de maio será marcado por homenagens

Eventos serão no monumento da Mãe Preta e no Mercado Distrital

A contribuição da cultura negra para a formação da identidade nacional e a luta de pessoas e organizações para o fim da escravidão no Brasil será o mote do evento que a Prefeitura de Sorocaba promoverá neste sábado (13) para lembrar a assinatura da Lei Áurea em 1888. Esse é um dos objetivos da Secretaria de Igualdade e Assistência Social da Prefeitura de Sorocaba no evento que o poder público e as entidades ligadas à cultura negra realizarão em lembrança à Abolição da Escravatura.
Denominado “Mãe Preta – Lembrar é Lutar!” o evento é alusivo à passagem da data em que se comemora a abolição da escravatura no Brasil, ato firmado em 13 de março de 1888 após ampla pressão das organizações antiescravocratas e que forçou a Princesa Isabel a assinar a Lei Áurea. A atividade será realizada pela Secretaria de Igualdade e Assistência Social e pela Secretaria de Cultura e Turismo, além de ter recebido a participação de entidades a partir das reuniões da Coordenadoria de Igualdade Racial.
Segundo Maurício Barisson, Coordenador de Igualdade Racial, a dívida da sociedade brasileira com os negros é evidente e precisa ser trabalhada. “Esse evento é uma forma de relembrar esse período, valorizar a cultura negra e homenagear, a partir da lembrança, a Rosângela Alves, uma das mais representativas figuras da história da cultura negra em Sorocaba, tão importante quanto João de Camargo ou Rubino de Oliveira” concluiu Maurício. Rosângela foi uma das fundadoras do projeto Quilombinho e faleceu recentemente gerando grande comoção na cidade.
Para a Secretária de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida o diálogo e respeito com a comunidade negra é fundamental. “Estamos lutando para que as politicas afirmativas sejam respeitadas e ampliadas no município e para que consigamos trabalhar as demandas da comunidade negra com celeridade, em consonância com o que as entidades e organizações pensam e precisam” ponderou a secretária.
O evento começará às 09h (13), na praça Castro Alves, na frente da Rodoviária de Sorocaba, com a homenagem à Rosângela Alves e prosseguirá a partir das 14h no Mercado Distrital, com diversas atividades artísticas e culturais
A Praça Castro Alves está localizada na Avenida Comendador Pereira Inácio, no Centro, em frente à Rodoviária. O Mercado Distrital fica na Rua Benedito Galdino de Barros, s/n, Vila Fiori.
No início do evento acontecerá uma ação solene com a presença de autoridades e uma homenagem a Rosângela Alves, fundadora do Quilombinho, que faleceu em março deste ano. Logo após, o evento segue para o Mercado Distrital com uma vasta programação.
Atividades do dia da Abolição da Escravatura:

09h – Homenagem à Rosângela Alves, na Praça Castro Alves.
14h – Maracatu Mukumby
15h – Capoeira com Mestre Baianinho com capoeira emboscada, e mestre Pulga com Ige Ye
16h – Dj Joe – Rap
17h – Banda Penélope Jam – Pop
18h – Grupo de dança Divas
18h30 – Desfile Afro
19h – Aula aberta de Samba Rock com prof. Plínio
20h – Cassio Ferraz e banda
21h – Arlindinho Cruz



Jornalista responsável: Marcelo Adifa

Secom Sorocaba

Nenhum comentário: