quinta-feira, 27 de abril de 2017

Prefeitura realiza atividades em comemoração ao Dia do Ferroviário




A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, deu início nesta quinta-feira (27), na “Semana Comemorativa – Dia do Ferroviário” com abertura da exposição: “O tempo dos Gabinetes de Curiosidades – A memória através dos Museus Ferroviários”, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana. Nesta sexta-feira (28), às 9h, o Museu abrirá espaço para um café da manhã e um bate papo com ex-ferroviários que contarão algumas de suas histórias. Para encerrar a programação, no sábado, às 18h30, acontecerá apresentações dos grupos Naquele Tempo e, às 20h, Samba, Choro e Seresta.

O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril devido a inauguração da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, ou como é conhecida hoje, a Estrada de Ferro Mauá que foi a primeira linha ferroviária do Brasil, construída pelo Barão de Mauá no dia 30 de abril de 1854.

A rede ferroviária teve grande importância na história do Brasil. Contribuiu com a construção do país no transporte de cargas e também na condução de passageiros. Colaborou com a história e o desenvolvimento de Sorocaba, auxiliando na difusão do nome da cidade, inclusive após a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Luis Mateus Maylasky.

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está localizado na Av. Dr. Afonso Vergueiro, 553, Centro. A Estação Ferroviária fica no mesmo endereço, mas com número 310.


Texto: Amanda Vieira – Programa de Estágio
Supervisão: Fabiana Blaseck Sorrilha
Data: 27/04/2017
Secom Sorocaba

Nenhum comentário: