quarta-feira, 5 de abril de 2017

Educação a partir da Literatura é tema de debate na Biblioteca Infantil


A poesia produzida atualmente no Brasil e os mecanismos de educação a partir da literatura são os temas que o poeta maranhense Carvalho Júnior irá abordar em um debate na Biblioteca Infantil de Sorocaba neste sábado (08) a partir das 14h.

Professor, com formação em Letras, Carvalho Júnior é um dos mais respeitados poetas em atividade no nordeste brasileiro. Como ativista literário foi responsável pela abertura e manutenção de diversos saraus nos estados do Maranhão e do Piauí. Foi através da sua ação que dezenas de novos poetas surgiram nas periferias de cidades como Caxias (MA), Tímon (MA) e Teresina (PI). Foi vencedor do Prêmio Nauro Machado de Poesia no I Festival Maranhense de Conto e Poesia (UEMA/2015), participou de diversas antologias com outros autores nacionais de destaque e é autor dos livros “Dança dos Dísticos” (2014) e “No Alto da Ladeira de Pedra” (2017), ambos pela Editora Patuá. Sua capacidade de articular saraus em regiões periféricas e despertar o interesse de jovens à literatura, além da sua forma peculiar como escreve o fizeram ganhar destaque tornando um dos escritores mais respeitados da sua geração.

No debate em Sorocaba o poeta maranhense fará o lançamento do livro “No Alto da Ladeira de Pedra” e depois seguirá para promover sua nova obra em outra atividade em São Paulo, na Patuscada Bar.

Carvalho Júnior convidou para participar do debate o também escritor Erre Amaral, natural de Porto Velho (RO), doutor em educação com ampla produção literária. Erre Amaral é autor dos livros 54 [+ uma] mulheres do baralho (poemas, Editora Cousa, 2015) Contos extraviados (contos, Butecanis Editora Cabocla, 2015), Uma Denise (romance, Editora Cousa, 2014), Le mot juste (romance, Orobó Edições, 2011) e Paul Ricoeur e as faces da ideologia (ensaio, Editora da UFG, 2008) entre outros, além de curador do Projeto Caravana Rolidey – Literatura na Estrada.

Outro esperado é o editor e poeta Tonho França, da Editora Penalux que falará aos escritores sorocabanos sobre o processo de edição e publicação e meios alternativos de dar destaque aos seus escritos.

O bate-papo entre os escritores acontece no sábado (08), a partir das 14h, na Biblioteca Infantil, na rua da Penha, 673, Centro de Sorocaba. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 15 3231-5723.


Data: 05abr2017
Secom Sorocaba

Nenhum comentário: