segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Prefeitura e Governo do Estado limpam prédio histórico do Fórum Velho





























A fim de melhorar a segurança na região central e a aparência da cidade, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, realizou na quinta-feira (09) a limpeza total do prédio do antigo Fórum Velho na Praça Frei Braúna. O prédio, famoso por já ter abrigado o Fórum e a Oficina Cultural Grande Otelo, vinha sendo usado como dormitório para pessoas em situação de rua, o que gerava insegurança para os moradores e comerciantes da região.

O objetivo principal da limpeza foi ampliar a segurança no centro da cidade, fechando entradas do prédio que eram usadas por pessoas em situação de rua ou usuários de drogas, além de começar a resgatar o prédio, que tem uma importância histórica e social para Sorocaba. Foram necessários inúmeros caminhões para a retirada de entulhos, móveis deteriorados e sujidades do local.

A Prefeitura promoveu a retirada dos tapumes que cercavam o imóvel, o que possibilitou a abertura de uma área maior para circulação das pessoas na praça. Na sequência as dependências internas foram lavadas e higienizadas e as portas do prédio passaram por ajustes para impedir invasões. Todo o processo foi supervisionado diretamente pelo secretário de Cultura Werinton Kermes que tem uma ligação emocional com o prédio, já que, na condição de artista, teve trabalhos expostos na antiga Oficina Cultural Grande Otelo e como gestor trabalhou na unidade por alguns anos.

Imponente, o imóvel foi construído em 1940, tendo sido tombado em 2012 pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP). Em 2014 o Governo do Estado iniciou uma reforma que teve que ser interrompida em 2015. Existem tratativas entre Governo do Estado e Prefeitura de Sorocaba para retomar as atividades no prédio brevemente.

Secom Sorocaba

Nenhum comentário: