segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Carnaval 2017 em Sorocaba prioriza inclusão e diversidade de ações








Um Carnaval como antigamente, com a valorização das famílias e a inclusão de todos os segmentos da sociedade, respeitando quem gosta da festa tradicional e gerando alternativas para quem prefere outras atividades parar curtir o feriado. É assim que a Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba planejou as atividades oficiais para o Carnaval deste ano, divulgadas durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (10).

Além de ações em conjunto com outras secretarias, como o Carnaval da Dignidade, na Vila Dignidade, que será realizado em parceria com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social, e o Samba de Mercado, com a Secretaria de Abastecimento e Nutrição, a Secretaria de Cultura priorizará a distribuição de ações culturais pelos bairros da cidade.

As festas serão abertas no dia 17 de fevereiro, no Lar São Vicente de Paulo, com a apresentação de atividades musicais e seguirão até o dia 28 com rodas de samba no Mercado Municipal e no Distrital; contação de histórias no Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), dobraduras e atividades musicais próprias para as crianças na Biblioteca Infantil e bandas carnavalescas que se apresentarão nos bairros do Éden, Brigadeiro Tobias, Vitória Régia e Santa Bárbara, além de um grande baile no Parque dos Espanhóis.

“A organização do Carnaval deste ano contou com muita criatividade, já que a Secretaria de Cultura está trabalhado com o orçamento elaborado pela gestão passada. Foram priorizadas ações para as pessoas e famílias, as escolas farão o seu desfile e vamos apoiar, mas essa é uma atividade delas – das escolas - as nossas serão as ações pelos bairros, pelos espaços públicos e locais com grande fluxo de pessoas”, aponta o secretário de Cultura Werinton Kermes. Com poucos recursos, a Secretaria de Cultura buscou parceiros e cobrou contrapartidas já existentes entre os artistas. “São quase trinta ações nesse que tem tudo para ser o mais amplo dos carnavais da história de Sorocaba”, completa Kermes.

Rockfolia: Quem não gosta das marchinhas e músicas tradicionais de Carnaval poderá curtir o Rockfolia no sábado, dia 25 de fevereiro, no Teatro de Arena do Paço Municipal. Será uma oportunidade para bandas de rock da cidade se apresentarem em um dos ambientes de melhor acústica da cidade. O secretário Werinton Kermes lembra que “existiam ótimos festivais e atividades feitas no Teatro de Arena, como o ‘De Olho no Som’, é um espaço ótimo e estava subaproveitado, pretendemos retomar a sua utilização e dar vida aos jardins do Paço”.

Secom Sorocaba

Nenhum comentário: