quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Novo governo quer gestão privada para prédio da Grande Otelo

Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama

A ideia é que a iniciativa privada assuma as obras do prédio histórico - PEDRO NEGRÃO / ARQUIVO JCS


O governo de José Crespo (DEM) quer que a iniciativa privada assuma as obras de restauro e a gestão do prédio histórico que abrigava a extinta Oficina Cultural Grande Otelo, na praça Frei Baraúna. Com isso o município busca garantir a preservação da construção que fica no Centro da cidade. Também conhecido como Fórum Velho, o imóvel pertence ao governo estadual e começou a ser reformado em 2014, mas o trabalho foi paralisado no ano seguinte, devido à identificação de problemas estruturais na fundação.

+ Werinton Kermes afirma que a Cultura apoiará o Carnaval de rua neste ano

A informação de que a Prefeitura tem interesse de assumir o imóvel e entregar a obra para a iniciativa privada foi confirmada pelo secretário de Cultura, Werinton Kermes. Segundo o secretário, o prefeito José Crespo (DEM) já fez a solicitação do imóvel pessoalmente ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e, em seguida, realizou contatos com um grupo de empresários que, em contrapartida à execução da reforma, ficariam responsáveis pela gestão do imóvel, construído em 1940 e tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP).

A Oficina Cultural Grande Otelo, que em virtude das obras vinha funcionando em uma sede provisória, foi uma das 11 unidades do programa Oficinas Culturais fechada no final de dezembro de 2016 por determinação de Alckmin, em função da queda de arrecadação em consequência da crise econômica nacional.

Em meio a uma série de protestos da classe artística, a Secretaria de Estado da Cultura propôs a continuidade das oficinas -- até então geridas por uma organização social --, em parceria com as prefeituras das cidades que tiveram suas unidades fechadas. Werinton Kermes comentou que antes mesmo de ser empossado como secretário participou de uma reunião com um representante do governo paulista e selou a adesão de Sorocaba nesse novo modelo de gestão. "O modelo já está certo, mas a minha briga é em relação aos valores que eles querem repassar. Eles ofereceram R$ 60 mil por trimestre, mas de imediato eu discordei porque é muito baixo". Uma nova rodada de negociação entre Prefeitura e governo estadual deve ocorrer nas próximas semanas.


Nenhum comentário: