segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Crespo anuncia Werinton Kermes para Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba

Gazeta de Votorantim




O prefeito eleito de Sorocaba, José Crespo, anunciou na manhã deste sábado (03) a reestruturação da administração e o novo secretariado para a gestão 2017 - 2020. Dentre os nomes escolhidos pelo futuro chefe do executivo sorocabano, está o do jornalista e produtor cultural Werinton Kermes, que deve estar à frente da Secretaria de Cultura e Turismo.

Kermes, juntamente com um grupo de artistas e produtores culturais, colaborou com a elaboração do plano de governo de cultura do então candidato José Crespo. “Nosso plano possui cerca de 150 itens, mas sabemos que não iremos ficar engessados nessas propostas, pois com o dinamismo com que as coisas acontecem, precisamos sempre estar atentos para nos adequar às demandas que aparecerem. Cito como exemplo, a anunciada extinção da Oficina Cultural Grande Otelo, onde vou me empenhar para a cidade não perder essa conquista que eu acompanhei desde o início”, ressalta.

Valendo-se da experiência na área de gestão pública cultural, tendo sido secretário da mesma pasta no município de Votorantim na primeira década dos anos 2000, Kermes planeja iniciar sua gestão promovendo grandes encontros de pessoas envolvidas com cultura, nos mais diversos segmentos, a fim de se aproximar da realidade e saber as expectativas. “Dos artistas eruditos aos populares, dos reconhecidos aos anônimos, quero que todos sintam-se parte da cultura sorocabana e tenham oportunidade de mostrar suas artes, seja nos espaços consolidados ou nas periferias, e nas escolas e igrejas”, exemplificou.

Na área de Turismo, o jornalista não pensa diferente. “Quero reunir os profissionais da área, bem como da região metropolitana para realizarmos ações que tragam visibilidade para a nossa cidade e região, favorecendo o intercâmbio de projetos nessa área e realizando eventos programados que possam integrar um calendário consolidado. Através desses eventos, podemos atrair mais olhares para a nossa cidade”, almeja.

Até a sua posse, Kermes entrará em contato com os atuais gestores da pasta para conhecer os projetos em andamento. Na sequência, promete iniciar seu projeto de trabalho.

Ele ainda lembrou que pretende atuar próximo às instituições culturais e de turismo e de órgãos públicos das áreas.

O prefeito eleito José Crespo ressaltou que muitos dos nomes escolhidos para o primeiro-escalão não são necessariamente político-partidários, mas possuem consolidada reputação em suas áreas de atuação, como é o caso de Werinton Kermes. “Ele colaborou na minha campanha com a elaboração do meu plano de governo e, além disso, é reconhecido pelo trabalho de gestão na área de Cultura que realizou na cidade de Votorantim e por ser um grande empreendedor”, falou Crespo.

A divulgação da reestruturação administrativa ocorreu no Grand Hotel Royal, no centro de Sorocaba, onde a imprensa foi recebida para uma coletiva. Esteve presente ainda, o ex-prefeito Renato Amary, responsável pela aproximação entre Crespo e Kermes.

Crespo afirmou ainda que quer levar a estrutura da Prefeitura mais próxima dos cidadãos e ajustar o foco de ação de cada pasta para que os resultados sejam mais efetivos, rápidos e baratos.



Werinton Kermes

Ele tem 53 anos e é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Uniso. Iniciou sua carreira profissional como repórter fotográfico onde trabalhou em diversos jornais brasileiros, dentre eles o Jornal “O Estado de S.Paulo”, tendo sido premiado muitas vezes. Ainda nessa área, trabalhou na Assessoria de Comunicação do Palácio dos Bandeirantes, no começo da década de 90.

Na área de cinema, atuou como still e vários filmes de diretores brasileiros consagrados, e como documentarista, já produziu mais de 70 vídeos e recebeu vários prêmios em Festivais de Cinema e Vídeo. É autor do livro de fotografias "Nossa Arte à Meia-Luz", “Política e Ação Cultural - por uma Gestão das Culturas” e co-autor do livro "Arteiras Sorocabanas", cuja produção dividiu com sua esposa, a Drª Míriam Cris Carlos, professora do programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso. Com ela dividiu ainda a autoria de diversas outras produções culturais.

Foi coordenador de Multimeios na Oficina Cultural Regional Grande Otelo, em Sorocaba de 1996 até 2001, onde também compôs a equipe de instalação do órgão.

De 2003 a 2009 foi Secretário de Cultura na cidade de Votorantim, tendo sido diretor da pasta em 2001 e 2002. Dentre as realizações, foi idealizador e coordenador do Festival de Cinema e Vídeo de Votorantim; Concurso Fotográfico Brasil AFRO; Resgate histórico fotográfico da cidade de Votorantim, dentre outras ações culturais.

Atuou como professor universitário na IMAPES e na CEUNSP em 2006 e 2007, nos cursos de Fotografia e Cinema.

Presidiu a Comissão de Desenvolvimento Cultural em 2011, órgão responsável pela destinação da verba da Lei de Incentivo à Cultura (LINC) de Sorocaba.

É diretor do projeto de comunicação Provocare; no qual realiza projetos inclusivos de comunicação e cultura e de comunicação comunitária, especialmente com a TV Votorantim e o jornal impresso Gazeta de Votorantim.

É 2º vice-presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCom) e Diretor da Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo (Acesp). É associado da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional).

Nenhum comentário: