quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Livro reúne depoimentos de votorantinenses

Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama

Lançamento da publicação de autoria do radialista e jornalista Cesar Silva ocorre hoje 



Depoimentos concedidos por 100 personalidades votorantinenses são a base do livro "Nossa história nossa gente", escrito pelo radialista e jornalista Cesar Silva, que será lançado hoje, às 19h, no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim. A atividade faz parte da programação oficial do 51º aniversário da emancipação político administrativa de Votorantim comemorado na última segunda-feira (1º).
 

Antes do lançamento do livro, às 18h, uma banda regida pelo maestro Cafú tocará marchinhas na área externa do auditório. A programação também terá recital da pianista Mirian Jaki e exibição do filme "Votorantim 1920".
Dividida em dois volumes com 210 páginas cada, a obra tem como objetivo valorizar a memória local da cidade, por meio do relatos de votorantineses anônimos e ilustres. "O diferencial deste livro é que ele dá vez e voz às pessoas que, cada um à sua maneira, abordam diversos aspectos da cidade, como o processo de desmembramento [de Sorocaba], o comércio, as antigas fábricas, os bailes e a vida social, as escolas, os artistas, o esporte, o transporte, entre outros temas", detalha o autor.

Editado pela Crearte e financiado com recursos do próprio autor, os livros têm prefácio do ex-secretário de Cultura de Votorantim, Werinton Kermes, e do jornalista José Antonio Rodrigues. Silva reconhece que, longe de ser um tratado científico sobre a cidade, o livro Nossa história nossa gente carrega impressões saudosistas e românticas de seus antigos moradores. "Esses personagens aceitaram falar de suas vidas e de sua história de amor por Votorantim. Agora, o registro desses depoimentos se torna um presente para a cidade", destaca o escritor.

Também como parte do processo de pesquisa, que durou dois anos e meio, César Silva desenvolveu um programa na TV Votorantim, com o mesmo nome do livro, no qual recebe convidados que contam sua história e sua relação com a cidade. Entre as personalidades entrevistadas para o livro estão o jornalista e radialista Otto Wey Netto, o empresário Alfredo Metidieri, as Irmãs Missionárias da Consolata e Neide Helena de Moraes, filha de José Ermírio de Moraes Filho.

Além dos depoimentos, os dois volumes do livro reúnem mais de 300 fotografias antigas da cidade. Silva explica que o processo de pesquisa também resultou na formação de um banco de imagens que reúne lugares, acontecimentos e pessoas importantes de Votorantim. "Estamos planejando fazer uma nova temporada, com mais 50 entrevistados, e a ideia é criarmos um site onde vamos deixar tanto as fotos como as entrevistas em vídeo à disposição de todos para consulta", afirma.
Os dois livros, que não serão vendidos separadamente, custam R$ 50. A partir de amanhã, a obra poderá ser adquirida na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), que fica na rua Antônio Fernandes, 50.
 
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/583767/livro-reune-depoimentos-de-votorantinenses

Nenhum comentário: